sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tríduo...


3º Dia: A Paróquia: Lugar da realização vocacional

  ANIMADOR: Chegamos ao último dia de nosso tríduo pelas vocações em preparação para a ordenação presbiteral de nosso Diac. Jorge. Hoje somos convidados a voltar o olhar para nossa Paróquia como o lugar onde despertam e se realizam as vocações.
o Ref.: “Onde reina o amor...”
  L1: Deus chama, em um tempo e lugar, “Samuel, Samuel- o ouvimos chamar no Antigo Testamento- ‘fala, Senhor, que teu servo escuta!’”, foi a resposta. Samuel ouviu a voz de Deus, porque desde o ventre materno foi consagrado à vontade do Senhor e, em sua comunidade, aprendeu a andar em seus caminhos. Hoje surge a pergunta: Será que nossa comunidade tem sido, de fato, lugar da realização vocacional de seus membros?
  L2: “A Paróquia- Nos diz a Igreja- é, por excelência, o lugar do cuidado vocacional [...] ‘o dever de fomentar as vocações pertence a toda a comunidade dos fieis, que, sobretudo as deve promover mediante uma vida plenamente cristã. Para isso concorrem não só as famílias que, animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade, são como que o primeiro seminário, mas também as paróquias, de Cuja vida fecunda participam os adolescentes” (Doc. 100 CNBB Nº 309)
  L3: Diante disso, pode-se dizer que o fruto da autentica vivência cristã de uma comunidade são as vocações, que ai encontrarão espaço e motivação para despertar e se desenvolver, eis a possível resposta à pergunta acima referida, a fecundidade em vocações é que determina a coerência cristã da vida na comunidade, eis o termômetro! Cabe a cada um em particular questionar-se quanto a própria vivencia, se está animando ou sufocando as vocações, com o medo e o pessimismo, muitas vezes, difundido por nossa atitude diante das pessoas que nos circundam e, sobretudo dos mais jovens.
  L4: Neste dia unamos nossos corações e nossa voz em oração por nossa Paróquia para que seja de fato o lugar da realização vocacional. 
o Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
  ANIMADOR: Hoje o Senhor nos chama, como chamou a Samuel, abramos os nossos ouvidos e nosso coração à sua voz, e também elevemos a Ele a nossa suplica, Ele que sempre ouviu o seu povo, que mesmo em meio às infidelidades permaneceu fiel!

  PRECES: 
o Pelas paróquias de nossa diocese, que cultivando a vida cristã na oração e na prática da caridade, sejam o lugar da realização vocacional, gerando operários para a messe do Senhor, rezemos...
o Por nosso Bispo Dom Miguel, e pelos presbíteros, que vivendo a fidelidade ao ministério assumido na liberdade e verdade, sejam atrativo de novas vocações, rezemos...
o Pelos consagrados, neste ano da Vida Consagrada, que vivendo o Evangelho, a profecia e a esperança possam fazer o Cristo nascer, crescer e se fortalecer nos corações, rezemos...
o Pelas famílias para que não sufoquem a vocação de seus filhos, que o chamado, seja fonte de alegria e paz na realização da vontade bondosa do Senhor, rezemos...
o Pela PJ e grupos de jovens de nossa Diocese, que na alegria própria da juventude se manifeste o desejo de servir e seguir o Senhor, rezemos...
  ANIMADOR: Encerando nosso tríduo, peçamos ao Senhor que olhe com amor para o nosso Diac. Jorge Pereira de Sousa Junior, que seu propósito de fidelidade permaneça por toda vida, e que sua entrega não encontre limites. Que ele saiba encontrar o Senhor no brilho dos olhos de seus filhos, na acolhida de cada sorriso, no aconchego do abraço; que encontre a luz da cruz do Senhor nas lágrimas do povo oprimido, nas mãos que se estendem e na dor do povo excluído; e que esta luz seja de fato a força de seu ministério.
o Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...  canto:  “Maria das vocações”
  ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES DE SÃO JOÃO PAULO II:
“Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário