segunda-feira, 23 de março de 2015

Eles também foram chamados!

Abimelec
Abimelec, filho de Jorobaal, foi ter com os irmãos de sua mãe em Siquém, e disse-lhes, assim como a toda a família de sua mãe: "Dizei, vo-lo peço, a todos os habitantes de Siquém: O que é melhor para vós, serdes dominados por setenta homens, todos filhos de Jerobaal, ou que um só homem seja vosso rei? [...] foi à casa de seu pai em Efra, e matou seus irmãos, setenta homens... (Jz 9)
abimelec quis glória e poder, e os buscou a todo custo. É triste ver o homem que busca glória por meio da dominação, da exclusão e até da morte! 
Assusta-nos ver Abimelec matar seus 70 irmãos para ser rei, é uma atitude extrema e cruel, mas será que está longe de cada um de nós?
Diria que não, e que, em verdade está, de forma implícita ou explícita em toda pessoa, basta parar e pensar em quantas vezes aceitamos e até praticamos o mal, movidos por pensamentos egoístas e mesquinhos: mentiras (por menores que sejam); prejuízo de outras pessoas em nosso favor; falsidades, roubos... Atitudes e sentimentos que desculpamos porque "todo mundo faz", ou porque aos nossos olhos são coisas "a toa", mas que em verdade nos concedem momentos de glória à custo "morte" de outros.
A vivência da vocação é um constante chamado à conversão; à morrer à nossa atinga vida, fazendo, aos poucos, calar o "velho homem", dando lugar ao homem novo, revestido de Cristo, que condena toda forma de exploração e dominação. Estamos vivendo um tempo propício à conversão pessoal: A QUARESMA, aproximemo-nos pois do Senhor, com o coração contrito, tenhamos a coragem de "rasgar o coração" em sua presença, para que Ele o limpe, nos ensine a caminhar à luz do seu amor. Não deixemos que a graça passe em vão, ouçamos os apelos de serviço e caridade que a Igreja nos faz.
O que estamos esperando, sejamos santos, grandes santos! Que desejemos glória somente ao Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário