domingo, 7 de dezembro de 2014

Novena da Imaculada

9º dia
Maria Imaculada
“Se a Imaculada é a Mãe da graça, se dela nos vem Jesus Cristo o Salvador, se ela é a dispensadora do dom de Deus, a delegada oficial de sua misericórdia basta abandonar-se incondicionalmente em suas mãos para realizar, quais dóceis instrumentos, grandes maravilhas” (São Maximiliano).
“Transbordo de alegria no Senhor e minha alma exulta no meu Deus, pois Ele revestiu-me de justiça e envolveu-me no manto da salvação, como uma noiva ornada com as suas jóias”.
Tudo que de formoso e belo se pode dizer de uma criatura, cantamo-lo hoje à nossa Mãe do Céu: “Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria. Este grande Deus tem um tesouro, um depósito riquíssimo, onde encerrou tudo que há de belo, brilhante, raro e precioso, até seu próprio Filho; e este tesouro imenso é Maria, que os anjos chamam o tesouro do Senhor, e de cuja plenitude os homens se enriquecem” (São Luís de Montfort).
Maria escolhida desde a eternidade para ser Mãe do Verbo de Deus humanado foi desde a sua conceição preservada de todo o pecado, pelos merecimentos de seu Filho. Deus “amou-a com um amor tão grande, tão acima do amor a toda criatura, que se comprazeu nela com singularíssima benevolência. Por isso, cumulou-a tão maravilhosamente da abundância de todos os seu dons celestiais, tirados dos tesouros da sua divindade, muito acima de todos os anjos e santos, que ela, absolutamente sempre livre de toda a mancha de pecado, e toda formosa e perfeita, manifestou tal plenitude de inocência e santidade que não se concebe de modo algum outra maior depois de Deus nem ninguém a pode imaginar fora de Deus” (Pio IX)
Se o próprio Deus se compraz em Maria quem somos para rejeitá-la! São Luís dizia que “quanto mais o Santo Espírito, em uma alma, encontra Maria, sua querida e inseparável esposa, mais operante e poderoso se torna para produzir Jesus Cristo nessa alma, e essa alma em Jesus Cristo”.  Peçamos neste dia a Maria que nos ensine o melhor modo de imitá-la, para que ela esteja em nós para que o Espírito encontrando em nosso coração sua terna esposa possa formar em nós o Cristo, que somos chamados a levar!

Oração: Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da Vossa Conceição fostes cheia de graça e, além disso, vos foi conferido o perfeito uso da razão. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade que vos concedeu tão sublimes dons; e me confundo totalmente na Vossa presença ao ver-me tão pobre de graças; vós que de graças celestes fostes tão copiosamente enriquecida reparti com a minha alma e fazei- me participante dos tesouros que começastes a possuir em Vossa Imaculada conceição.
Virgem Puríssima, concebida sem pecado e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha. Gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos e dos homens. Saúdo-vos humildemente como Mãe do meu Salvador que, com aquela estima, respeito e submissão com que vos tratava, ensinou-me quais sejam as honras e a veneração que devo prestar-vos.
Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes e assim tenho razão para recorrer a Vós. Sois Mãe de misericórdia e por este título não podeis deixar de enternecer-Vos à vista das minhas misérias. Sois, depois de Jesus Cristo, toda a minha esperança, e por esta razão não podeis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em Vós. Fazei-me digno de chamar-me Vosso filho para que possa confiadamente dizer-Vos: mostrai que sois minha Mãe! Amém.

Canto: Um Olhar Sereno
Um olhar sereno sobre mim está, uma voz suave a me ensinar, o rumo a seguir, pra onde ir... 
Ó Imaculada, és a mãe de Deus, eu que tão pequeno, peço intercessão, Mãe vem me ajudar, quero mudar! Quando não tenho aonde ir... O próprio Deus me faz lembrar!
Que o lugar do meu refúgio é o teu colo onde eu posso me deitar e ser amado,
com ternura me abraças e me acolhes e mesmo que eu tenha andado longe
Ó Mãe eu volto a ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário