terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Novena da Imaculada

4º dia
Maria modelo da alma consagrada
“Reze por mim, querida Mãe, para que o meu amor cresça cada vez mais depressa e não conheça limite. Reze, especialmente, pra que não conheça limite” (São Maximiliano).
Toda alma verdadeiramente consagrada sabe, quão suave é o Senhor e, por isso, deseja de todo coração amá-l’O sempre mais. Maria Imaculada foi consagrada (SEPARADA) ao Senhor desde o primeiro instante de sua existência, por isso é chamada de Estrela da Manhã pois o alvorecer de sua vida anuncia o nascimento do Sol eterno, sendo ela consagrada é também modelo; Maria foi preservada do pecado, mas isso não significa que não tenha procurado durante toda a vida crescer em amor e graça, dela se diz em algumas ocasiões que “guardava as palavras e os fatos em seu coração e neles pensava” . “Grande conforto é encontrar ao longo do caminho espiritual, -muitas vezes penoso e cheio de dificuldades- a suave figura da Mãe. Junto dela tudo se torna mais fácil!”
O desejo e a realização de uma consagração acontecem precisamente na intimidade com o Amado, aquele que ama, assemelha-se ao ser amado; assim não existe consagração sem espírito de oração, sem que os consagrados “dêem testemunho da primazia de Deus em suas vidas, dedicando todos os dias um tempo suficientemente prolongado para estar na presença do Senhor, para confessar-lhe seu amor e, sobretudo, para deixar-se amar por Ele” (São João Paulo II).
Podemos assim olhar para a vida da nossa “Mestra de oração que ensinou-nos a descobrir Deus –tão perto das nossas vidas- no silêncio e na paz do nossos corações, pois só quem ponder com espírito cristão as coisas no seu coração pode descobrir a imensa riqueza do mundo interior, do mundo da graça, desse tesouro escondido que está dentro de nós” (FCD V, 14). Rezemos por todos os consagrados, especialmente neste anos que o Papa convida-nos a refletir sobre esta forma de vida, para que sejam autênticos no comunicar a alegria de terem sido escolhidos, chamados e consagrados por Amr e ao Amor!
“Santa Virgem Maria, não há nenhuma mulher no mundo semelhante a ti, filha e serva do Rei Altíssimo, Pai Celeste. Mãe Santíssima do nosso Salvador, Esposa do Espírito Santo, pede por mia a este teu Filho Jesus, meu Senhor amadíssimo e meu Mestre, para que me queira bem e me ame com amor dulcíssimo e inenarrável” (Nutriz 12).

Oração: Virgem e Mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso «sim»perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,de fazer ressoar a Boa-Nova de Jesus.Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe.Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor.Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, Esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia! 

Canto: Companheira Maria 
Companheira Maria perfeita harmonia entre nós e o Pai, modelo dos consagrados, nosso sim ao chamado, do Senhor confirmai.
Ave, Maria, cheia de graça. Plena de graça e beleza, queres com certeza que a vida renasça.
Santa Maria, Mãe do Senhor, que se fez pão para todos, criou mundo novo só por amor.
Intercessora Maria perfeita harmonia, entre nós e o Pai, justiça dos explorados, combate o perdão, torna os homens iguais.
Transformadora Maria, perfeita harmonia, entre nós e o Pai, espelho de competência, afasta a violência enche o mundo de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário