segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Não à nova idolatria do dinheiro
Aceitamos pacificamente o domínio do dinheiro sobre nós e as nossas sociedades. Na sua origem há uma crise antropológica: a negação da primazia do ser humano. Criamos novos ídolos que reduzem o ser humano apenas a uma das suas necessidades: o consumo. Instaura-se uma nova tirania invisível, que impõe as suas leis e as suas regras. a ambição do poder e do ter não conhece limites. Por detrás desta atitude, escondem-se a rejeição da ética e a recusa de Deus. "Não fazer os pobres participar dos seus próprios bens é roubá-los e tirar-lhes a vida. Não são nossos, mas deles, os bens que aferrolhamos". O dinheiro deve servir, e não governar!
O que é PRIMAZIA em tua vida? O Santo Padre denuncia o domínio do dinheiro, fazendo menção ao bezerro de ouro que os Israelitas fizeram enquanto Moisés recebia os mandamentos. Na verdade esta não é a única passagem que faz menção à idolatria humana, à ganância e exploração.
Falta-nos coragem de assumir nossa identidade cristã e viver o evangelho até as últimas consequências. É mais fácil deixar-se levar pela corrente. Sim, é mais fácil, só que tal atitude faz da pessoa objeto, boneco fantoche que não tem vida própria, a pessoa vive de máscaras e inquieta-se pela sede insaciável do ter. 
Assim é que você quer viver???


Nenhum comentário:

Postar um comentário