segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Desafios da inculturação da fé
Um olhar de fé sobre a realidade não pode deixar de reconhecer o que semeia o Espírito Santo. Não convém ignorar a enorme importância que tem uma cultura marcada pela fé, valores e solidariedade; uma sociedade mais justa e crente.
Há uma necessidade imperiosa de evangelizar as culturas para inculturar o Evangelho. Há que se procurar novos processos de evangelização, ainda que suponham projetos a longo prazo.
Às vezes, se dá maior realce a formas exteriores das tradições de grupos concretos ou a supostas revelações privadas, que se absolutizam, do que ao impulso da piedade cristã. É inegável que muitos se sentem desiludidos e deixam de se identificar com a tradição católica, há certo êxodo para outras comunidades de fé. Algumas causas desta ruptura são a falta de espaços de diálogo familiar, a influência dos meios de comunicação, o subjetivismo relativista, o consumismo desenfreado, a falta de cuidado pastoral, a inexistência de acolhimento cordial.
O Espírito sopra onde quer, há que se perceber os seus sinais. Dentro da Igreja também há preconceitos, pois quando nos apegamos aos nosso "dogmas", fechamos os olhos aos novos matizes do Espírito.
A inculturação do Evangelho lhe concede força, pois permiti-lhe lanças raízes no meio do povo, sem perder a sua essência.
A sociedade atual, certamente, impõe desafios à evangelização, temos de nos questionar quanto à atração de nossas vidas, pois o autêntico cristão atrai com a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário