domingo, 17 de agosto de 2014

Vida Consagrada

Às vezes temos dificuldade para darmos uma definição ou conceituar Vida Consagrada, sobretudo porque ainda não compreendemos a consagração. Em geral costuma-se confundir Vida Consagrada com consagração batismal, quando se diz que todos nós somos consagrados. É verdade que por meio do batismo todos nós somos consagrados pelo Pai. Mas a consagração referente à Vida Religiosa, em sentido teológico trata-se de um estado de vida, de um chamado, uma vocação.
A Vida Consagrada é uma forma de seguir Jesus mais de perto por meio dos Conselhos Evangélicos. Mais perto da forma como Ele viveu, se doou, ensinou, acolheu, perdoou e amou o Pai e os irmãos e irmãs.
 A partir dessa sucinta definição poderia ainda, alguém se perguntar: mas qual é a diferença se todos são consagrados? Diríamos com base nas palavras do Documento de Aparecida, que em tudo é diferente. Vejamos: “A Vida Consagrada é um caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a ele com coração indiviso e colocar-se, como ele, a serviço de Deus e da humanidade ...” (Cf. DA 216). Em cada palavra é possível percebermos a diferença, o que não quer dizer que é exclusivo, mas por ser de iniciativa de Deus é um grande Dom. A pessoa que é escolhida e chamada à Vida Consagrada é imensamente agraciada pelo Pai. 
Nessas poucas palavras se define o coração da vida consagrada ou a razão pela qual bate o coração das consagradas e consagrados. São pessoas que o Senhor escolhe, separa para dedicar-se exclusivamente a ele, por isso é uma forma especial de consagração para o seguimento de Jesus.
Consagrar a vida a Deus é entregar-se a Ele, deixar-se possuir livremente por Ele, é dar-se a Ele sem reservas. Eis a Vida Consagrada!

Ir. Lucivânia, Ap.


Nenhum comentário:

Postar um comentário