segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Na crise do compromisso comunitário- Alguns desafios do mundo atual
É habitual hoje falar-se em "excesso de diagnóstico", que nem sempre é acompanhado por propostas resolutivas e realmente aplicáveis. O que quero oferecer situa-se mais na linha de um discernimento evangélico. É o olhar do discípulo missionário que "se nutre da luz e da força do Espírito Santo" (João Paulo II). 
Animo todas a comunidades a "uma capacidade sempre vigilante de estudar os sinais dos tempos" (Paulo VI). Algumas realidades hodiernas, se não encontrarem boas soluções, podem desencadear processos de desumanização tais que será difícil depois retroceder. Implica não só em reconhecer e interpretar as moções do espírito bom e do espírito mau, mas também escolher as do espírito bom e rejeitar as do espírito mau.
Não podemos esquecer que a maior parte dos homens e mulheres do nosso tempo vive o seu dia a dia precariamente, com funestas consequências. O medo e o desespero apoderam-se do coração de inúmeras pessoas. É preciso lutar para viver, e muitas vezes viver com pouca dignidade. Estamos na era do conhecimento e da informação, fonte de novas formas de poder um poder muitas vezes anônimo.
A vida cristã surge do encontro pessoal com Cristo, e quem o experimenta não pode deixar de amá-Lo, já dizia alguém: "é impossível conhecê-Lo a fundo e não amá-Lo com loucura". Tal experiência, porém, conduz não somente ao amor, mas também ao anúncio, pois quem O ama quer fazê-Lo conhecido. O anúncio leva à denúncia de toda realidade que fere e mata  vida humana e a vida de Deus nos homens por afastá-los da graça.
Ouvir a voz do Senhor que chama a cada pessoa; responder positivamente ao chamado, e viver a sua vontade amorosa é, sem dúvida, escolher o bem e rejeitar o mau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário