segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Uma mãe de coração aberto
A Igreja "em saída" é uma Igreja com as portas abertas, para chegar às periferias humanas. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, por à parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acompanhar quem ficou caído à beira do caminho. A Igreja é chamada a ser a casa aberta do Pai. A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso  e um alimento para os fracos. Agimos como controladores da graça e não como facilitadores. A Igreja não é uma alfândega, é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fatigosa. A quem deveria privilegiar? Não tanto aos amigos e vizinhos ricos, mas sobretudo aos pobres e doentes, àqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos. Não os deixemos jamais sozinhos!
Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estrada, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o mendo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: "dai-lhes vós mesmos de comer" (Mc 6,37)
Que Igreja temos sido??? "Saiamos, saiamos!!!"
Coragem! Ele chama aos lugares onde ninguém que ir, mas é lá que Ele está, pois onde sofre, passa fome, sede e frio, o irmão, é lá que está o nosso Senhor amado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário