quarta-feira, 9 de julho de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Alegria que se renova e comunica


"O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem [...] Esta não é uma escolha de vida digna plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do Coração de Cristo ressuscitado."
A alegria brota do encontro com Cristo, encontro que deve renovar-se a cada dia, e ao qual todos são convidados, pois Deus nos quer felizes, e a ninguém exclui de seu convívio, "da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído" (Paulo VI). Àqueles que se afastaram o convite é para que voltem "como nos faz bem voltar para Ele". Ele nunca se cansa de nos esperar, de receber-nos de volta, nós é que nos cansamos de buscar suas misericórdias. "Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante!
Voltemos nosso olhar para a alegria do Evangelho, deixemo-nos contagiar por ele e não aceitemos viver como "cristão que escolheram viver uma Quaresma sem Páscoa". Certamente existem dificuldades na vida, há momentos em que é preciso adaptar-se, mas nada disso pode nos tirar da luz. A alegria não está no muito ter, mas em Cristo, em "conservar um coração crente" e anunciá-lo com todo o seu ser pois, "se alguém escolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de comunicá-lo aos outros?
Amados amigos, toda vocação é fonte de alegria, esta alegria contagiante de que nos fala o Papa, uma alegria que nos impele a levar o seu Autor a toda parte. Se a tristeza por vezes nos toma, devemos perguntar-nos o porquê, será que não precisamos voltar, buscar um novo encontro?! O Senhor convida-nos a participar em suas alegrias, tenhamos coragem, e seremos felizes, pela vida e pela eternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário