quarta-feira, 23 de julho de 2014

Eles também foram chamados!

Caim e Abel
Ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor. Abel de seu lado, ofereceu dos primogênitos de seu rebanho; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação. Caim ficou extremamente irritado com isso [...] Caim disse então a Abel, seu irmão: "vamos ao campo". Caim atirou-se sobre seu irmão e matou-o. O senhor disse a Caim: "Onde está o teu irmão Abel? (Gn 4)
Logo após a narrativa da criação e do pecado, segue-se a história de Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, que muito nos tem a ensinar.
Deus não é um Senhor de meios termos, quando pede algo, o quer por completo, justamente aqui encaixa-se o porquê de não ter agradado-lhe a oferenda de Caim, ele guardou para si o melhor e ofereceu a Deus o que sobrou, ao passo que Abel oferece as "primícias". Se olharmos para Caim e Abel em uma única pessoa, encontramos a realidade que habita cada pessoa; que deseja amar a Deus, mas que, por vezes, é impedida de dar-lhe o melhor, pelo próprio egoísmo e desejo de grandeza, então vem a infelicidade, a inveja e as desavenças que levam a ferir uns aos outros por palavras, atos e omissões.
Abel é a figura daquele que assume corajosamente a vontade Deus. Dá-lhe tudo, até a vida. Assumir uma vocação, não é somente dar a Deus o melhor, mas também escolher o melhor, Abel oferecendo ao Senhor, as "primícias de seu rebanho" atrai para si o bons olhos de Deus que o faz feliz.
Então dizer sim ao chamado de Deus é escolher a melhor parte, que não é igual para todos. Para uns a melhor parte será constituir uma família e seu melhor será a fidelidade esponsal que constrói famílias santas; para outros será o sacerdócio, oferecendo a Deus o sumo e eterno sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus, e da própria vida em favor dos irmãos; para outros ainda, a melhor parte será  vida religiosa ou consagrada, sendo na terra sinal do Céu onde "nem eles se casam, nem elas se dão em casamento", por meio da pobreza, castidade e obediência.
Em qualquer que for, porém a vocação de cada pessoa, Deus é sempre fiel e misericordioso, estará sempre pronto a nos ver voltar, quando Dele nos afastarmos.
Amados não tenham medo de agarrar a melhor parte que o Senhor vos apresenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário