segunda-feira, 28 de julho de 2014

A voz do Papa: EVANGELLI GAUDIUM

Pastoral em conversão
Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Desta consciência esclarecida e operante deriva espontaneamente um desejo de comparar a imagem ideal da Igreja, tal como Cristo a viu, quis e amou, ou seja, com sua Esposa santa e imaculada (Ef 5,27), com o rosto real que a Igreja apresenta hoje. "Toda a renovação da Igreja consiste essencialmente numa maior fidelidade à própria vocação. Sem vida nova e espírito evangélico autêntico, sem "fidelidade da Igreja à própria vocação", toda e qualquer nova estrutura se corrompe em pouco tempo.
Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, par que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionando mais à evangelização do mundo atual que à auto preservação... que coloque os agentes pastorais em atitude constante de "saída".
Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seu membros para serem agentes da evangelização. É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminha. Cada Igreja particular sob a guia do seu Bispo, está, também ela, chamada à conversão missionária. É a Igreja encarnada em um espaço concreto, dotada de todos os meios de salvação dados por Cristo. O Bispo às vezes por-se-a à frente para indicar a estrada sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atras do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram e, sobretudo, porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas.
Dado que sou chamado a viver aquilo que peço aos outros, devo pensar também numa conversão do papado. Uma centralização excessiva, em vez de ajudar, complica a vida da Igreja e a sua dinâmica missionária. A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cômodo critério pastoral: "fez-se sempre assim". Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de representar os objetivos, as estruturas o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades.
Como seres humanos estamos em processo contínuo de conversão e esta, por sua vez, torna-se essencial no serviço de evangelização, uma conversão pessoal e pastoral, com diz o Papa sair do comodismo que diz "foi sempre assim". A conversão permite ver a beleza do novo, que impulsiona a seguir em frente com um coração fiel. Eis aqui o nosso chamado e vocação, a fidelidade Àquele que nunca decepciona e que convida-nos a uma atitude constante de saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário