domingo, 25 de maio de 2014

Simpósio Vocacional Brasileiro- 2014

1ª Conferência
Todo o simpósio foi uma oportunidade de aprofundarmos na própria vocação. As conferência, no Regional Leste 1 e 2 assessoradas por Dom João Justino, foram uma reflexão e um convite a seguirmos e estarmos atentos aos convites do Papa Francisco, homem de um alto perfil vocacional, o Papa do “fim do mundo”.

A reflexão baseada na exortação apostólica Evangelii Gaudium, foi um convite a percebermos a autenticidade do Papa em fazer de suas palavras vida. A exortação é um programa de vida para a Igreja nos próximos anos, portanto, não pode ser negligenciada e desconhecida por nenhum animador vocacional.
“Não podemos anunciar o Cristo como se Ele não tivesse nos interpelando também”. A vocação é vida, fonte de alegria e felicidade, o próprio Papa nos é exemplo e testemunho de alegria constate, mesmo na dor.
Dom Justino ressaltou o alto teor vocacional da exortação citando o nº 03: “Todos os cristãos em qualquer lugar e situação que se encontrem, estão convidados a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-Lo dia a dia, sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que esse convite não lhe diz respeito, já que “da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído”. Quem arrisca o Senhor não o desilude; e, quando se dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre-se que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada (EG 3). 
E ainda o Documento de Aparecida citado na Evangelii Gaudium 10 “Na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais. [...] Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: ‘A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros’. Isto é, definitivamente a missão” (DAp 360, citado em EG 10). Um animador não pode ser alguém triste “como cristãos que parecem viver uma quaresma sem páscoa”, do contrário será desanimador vocacional.

Toda vocação nasce do questionamento: “minha vida para quem?” Quando os outros não importam para nós a resposta já é clara: “minha vida é para mim”, ao contrário quando se abra aos irmãos minha vida é para mais além.
Francisco convida a Igreja a ser uma Igreja em saída, a deixar Cristo sair, pois todos podem receber o evangelho, na verdade quando se vai em missão mais se recebe o Cristo do que o leva, isso se há um verdadeiro espírito missionário.
“Para uma grande missão...” Nós não daremos conta, na verdade, e qual é esta grande missão, senão evangeliza?! Para cumpri-la é preciso ir: “Ide e anunciai”, é novamente o cumprimento do constante convite do Papa de ser “uma Igreja em saída”, que não pode se contentar como lugar quem que está.
Assim como Cristo devemos ir ao outros lugares, procurar ao invés de ser procurado.
O Papa nos propõe um itinerário de cinco passos:
“Primeirear”: tomar a iniciativa;
Envolver-ser: “ter cheiro das ovelhas”;
Acompanhar: em todos os processos;
Frutificar: Estar atenta aos frutos porque o Senhor a quer fecunda “Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio.” (Papa Francisco)





Nenhum comentário:

Postar um comentário