segunda-feira, 10 de março de 2014

Resumo do Documento do II Congresso Latino Americano de vocações

 Quarta parte: O caminho da Palavra I

O caminho está em “vocacionalizar as pastorais”, olhando para as vocações de forma aberta, valorizando os dons de cada um, assim ao responder, cada pessoa, reconhecerá o serviço ou ministério que prestará à comunidade.
A Pastoral Vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus, devendo começar na família e continuar na comunidade, na pastoral de conjunto, com a missão de discernir o chamado de deus e a idoneidade dos convocados e acompanhá-los.
Para uma autentica  “cultura vocacional” há que se valorizar as diversas vocações vocacionalizando as atividades pastorais, integrando cultura, educação na formação de pessoas capazes de conhecer-se e dominar-se, isso sempre em conformidade com os contextos históricos, nos quais estão os membros da Igreja.
Nos novos cenários das culturas juvenis, das novas gerações e das relações ecumênicas também devem ser percebidos os potenciais vocacionais, “as sementes do Verbo” que ai são lançadas. Para isso é importante o apostolado em equipe, cultivando uma antropologia de alteridade, uma economia a serviço do ser humano em suas diversas relações.
A Pastoral deve promover projetos pastorais que levem ao encontro com os homens em seus “novos areópagos”, que eduquem para a liberdade responsável, para a decisão e para as relações, para o bom usos dos novos meios de comunicação, das novas tecnologias tão presentes na realidade da “geração Y”.
Existem valores nas “tribos”juvenis, com suas novas linguagens, é preciso confiar e  convertê-los em caminho para identidade cristã e uma realização vocacional.

A animação vocacional deve ir além das fronteiras da Igreja, perceber o potencial vocacional das culturas indígenas e inundar de forma criativa, responsável e audaciosa os meios de comunicação social.
Obs: Vamos dividir a quarta parte, por ser ela muito extensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário