segunda-feira, 3 de março de 2014

Resumo do Documento do II Congresso Latino Americano de vocações

Terceira parte: A casa da Palavra
“Deve-se ter presente a primazia da vida espiritual como base de toda programação pastoral”. Aquele que é chamado, é também conduzido à manifestar a Deus e participar nos sofrimentos de Cristo, que sofre nos que sofrem, descobrindo o sentido da fé, em ato de gratidão pelo dom da vocação e pela doação aos outros.
“Toda espiritualidade cristã é vocacional”, nos põe em contato com Deus para a relação com os outros, em verdade não é o home que faz experiência de Deus, mas o contrario: é Deus quem faze experiência do homem, levando-o à vocação e à aceitação das provas.
Faz-se necessário retornar ao evangelho, revendo o caminho, propondo e redescobrindo novas formas e expressões de espiritualidade firmada na dimensão discipular missionária, que seja capaz de recuperar o profetismo e sua atração.
Aqueles que são responsáveis por acompanhar devem também eles, sempre mais, aprofundar suas relações com Deus, investir em formação. “A verdadeira crise vocacional não é dos chamados mas do que chamam.” Devem estar atentos aos desafios. Ajudar na descoberta da vocação de forma profunda; ser “eco do Pai que chama, cativando a outros, sem buscar resultados imediatos que, em verdade, só causam vazio. O verdadeiro e constante desafio do animador vocacional é o do acompanhamento contínuo, sendo testemunho visível e criando uma verdadeira cultura vocacional, é um desafio de todo batizado. 
A crise vocacional “reflete uma crise de vida, na qual, por não se viver mais os valores evangélicos, não se cativa os outros. Acontece o contrário da primitiva comunidade cristã” a vida não consegue ser atrativa!
Há ainda o perigo dos extremos, o de não se anunciar por um exagerado respeito, ou de se invadir forçando a consciência do outro. O outro é livre e o que o animador leva é sempre uma proposta. O ideal é uma pastoral de conjunto, que acompanha a pessoa em suas diversas fases, na integração entre cultura, pastoral e formação vocacional. Nossa missão é DESPERTAR... DISCERNIR... CULTIVAR... ACOMPANHAR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário