terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

" Sinto-me... com o coração reverente diante da nova comunidade..."

Palavras dirigidas ao povo de Candeias na missa de posse do Pe. Wellington Mendes 


Ao receber, hoje, com todas as alegrias e com todos os riscos que ele comporta, o pastoreio desta Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, sinto-me, como há dois anos, quando chegava a Santo Antônio, como Vigário Paroquial: com o coração reverente diante da nova comunidade, que agora me acolhe. Parece-me ouvir o eco das palavras dirigidas pelo Senhor a Moisés: “Tira as sandálias dos teus pés porque é santa a terra em que pisas” (Ex 3,5).  Por isso, retiro as sandálias do humano, do terreno e do transitório e suplico a Deus que me revista de sua graça e me ilumine com sua luz, para que eu adentre a vida dos candeenses como mensageiro da paz, da justiça e do amor[...]
Pe. Nilson pelo testemunho de um sacerdócio dedicado, sempre me ensinou que ser padre é ser uma fonte pública da qual se aproximam não somente os bons ou os católicos, mas aonde qualquer pessoa tem direito de vir, sem medo, beber água pura para matar sua sede e ter a segurança para a vida [...]

Em Santo Antônio do Amparo [...] pude experimentar de maneira forte aquilo que me propus como programa de ministério e de vida: “No coração da Igreja, serei o amor.” Foi para isso que a Igreja me fez sacerdote e me colocou a serviço do povo santo de Deus [...] 
É, justamente, para viver o amor, à medida do Cristo, que agora venho para Candeias. Aqui, eu quero ter um bom coração: grande para acolher a todos, aberto para amar a todos. Eu quero ser, no meio de vocês, como nos pede o Papa Francisco na exortação Evangelii Gaudium: pastor que traz em si o cheiro das ovelhas. Quero ser aqui presença de incentivo e de união, mostrando a todos  que “da alegria trazida pelo Senhor, ninguém é excluído”. Viver, segundo o Papa, uma paróquia que “esteja realmente em contato com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. Ser presença da Igreja no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. Incentivar e formar os seus membros para serem agentes da evangelização. Promover uma comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário”.
Precisamos, então, ter clara essa consciência de que “em todos os batizados, desde o primeiro ao último, atua a força santificadora do Espírito que impele a evangelizar.”
Quero viver junto com vocês, o reconhecimento e a gratidão ao trabalho de tantos sacerdotes e leigos que por aqui passaram, de modo especial, Pe. Reinaldo..., Pe. Paulinho..., Pe. Francisco Monsef... 
Desejo somar a todos vocês, de todas as comunidades rurais e urbanas, às forças vivas da Paróquia, aos agentes de pastoral, às autoridades, à juventude candeense, que precisa mostrar ao mundo o rosto jovem da Igreja, enfim, a todas as pessoas de boa vontade. Vamos caminhar juntos [...]
É preciso, portanto, que saiamos “da própria comodidade e tenhamos a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”. Vamos ser uma Paróquia em estado permanente de missão: uma Igreja Missionária, alegre, viva, comprometida com o Evangelho, pobre e para os pobres, onde todos têm seu espaço, onde todos sejam bem-vindos, uma Igreja da qual se diga: “Eu sou feliz por ser católico.”
Chego, hoje, animado ainda por outras palavras do Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações: “quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz. E a colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós.”
Caminhemos juntos, rezemos uns pelos outros e o resto, Deus tudo fará. Contamos com a intercessão materna de Maria, nossa Mãe, a Senhora das Candeias. Que ela nos ajude a fazer tudo o que o Senhor nos disser. Amém.
Pe. Wellington Mendes, Assessor Diocesano da Pastoral Vocacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário