segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Resumo do Documento Conclusivo do II Congresso Latino Americano de Vocações.

     Segunda parte: O rosto da Palavra
No contexto atual, apontado na primeira parte de nosso estudo, torna-se importante a busca de uma verdadeira cultura vocacional, que não é um produto determinado, mas um processo contínuo de criação e socialização. Assim como a chuva é a união de pequenas  gotas, a cultura vocacional é a soma de atos e atos realizados no dia a dia que tornam-se, no fim, patrimônio comum. 
Três chaves são necessárias para que a cultura vocacional aconteça:
1. Teologia vocacional- mentalidade: é uma identidade compartilhada, os princípios que dão sentido ao agir.
2. Espiritualidade vocacional- sensibilidade: não bastam os princípios se eles não tornam-se experiência pessoal como motivações que impulsionam o mesmo agir.
3. Pedagogia vocacional- estilo de vida: claro que não podiam faltar os gestos que traduzem a mentalidade e a sensibilidade.
A conseqüência será que na Igreja um será responsável pela vocação dos demais pondo de Aldo o individualismo egoísta.
A vocação é um convite a expressar o ser de deus na história. Cada  pessoa é, pois chamada a ser TEOFANIA, manifestação de Deus na vida do mundo.
Nesta dinâmica o Pai chama, o Filho convoca ao discipulado e o Espírito capacita. A mais sublime expressão da vocação é amar até o martírio.
“Conhecer Jesus é o melhor presente que pode receber qualquer pessoa; tê-lo encontrado é o melhor que os poderia acontecer na vida; dá-lo a conhecer com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DA 201)
Isso porque Cristo é o modelo de toda vocação autêntica, por isso é necessário colocar-se à escuta da palavra para que o discípulo seja capaz de anunciar.
A Igreja em seu íntimo é, por si mesma, vocacionada e no mistério da comunhão encontra-se aquele da vocação. Se a Igreja toda é chamada somos, então,  responsáveis também por aqueles que se afastaram de seu seio. Como chamá-los? Como promover vocações nas praças e meios de comunicação social? Todos somos chamados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário